quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CNJ de Angola e Portugal celebram protocolo de cooperação


Caxito - Os conselhos Nacional da Juventude (CNJ) de Angola e de Portugal rubricaram sábado, na comuna da Barra do Dande, município do Dande, província do Bengo, um protocolo visando o reforço de cooperação bilateral.
O vice-presidente do CNJ de Angola, Kikas Machado, foi o signatário pela parte angolana, enquanto pela portuguesa, o seu presidente, Ivo Santos.
Na ocasião, Kikas Machado adiantou que a cooperação com a congénere portuguesa é uma mais-valia para os jovens angolanos em particular e da lusofonia em geral.
Frisou que este encontro entre os conselhos nacionais da juventude de Angola e de Portugal permitiu operacionalizar o protocolo existente no sentido de se dar uma componente mais prática, particularmente no intercâmbio de boas práticas da juventude dos dois países, no que diz respeito as lideranças das organizações juvenis.
Segundo Kikas Machado, o CNJ de Angola preside o fórum da juventude da CPLP, enquanto Portugal o secretariado, razão pela qual se está trabalhar na preparação da assembleia-geral que vai eleger a próxima direcção da plataforma da juventude da CPLP.
Disse esperar contar com o apoio do CNJ portuguesa na concessão de uma grande actividade que está neste momento na sua fase final de preparação que envolverá organizações juvenis da Europa e de África, no âmbito da cooperação Europa-África.
Neste contexto, se está a lançar e consolidar as bases de cooperação e aproveitar as oportunidades que os dois Estados têm estado a criar e capitalizar para as novas gerações jovens.
Assegurou que está igualmente a trabalhar com a sua congénere de Portugal na formação com vista a capacitar as lideranças juvenis como forma de haver organizações da juventude mais actuantes que possam trabalhar em diferentes aspectos.
Por seu turno, o presidente do CNJ de Portugal, Ivo Santos, salientou a necessidade de uma cooperação entre os jovens da lusofonia.
O responsável fez saber que cada vez mais os jovens de todo espaço da CPLP têm desenvolvido esforços para criar uma estratégia comum para a juventude.
Mostrou-se ainda satisfeito pelo facto de o encontro ter servido para o reforço institucional entre os dois conselhos nacionais da juventude, permitindo abordar questões ligadas ao domínio da formação, intercâmbio e estratégias de programas comuns.
Considerou este encontro como sendo um passo certo na estratégia de cooperação entre os dois países de forma a promover sinergias e fomentar políticas de juventude entre ambas as partes.
Justificar completamente
Este tipo de encontros, prosseguiu a fonte, é muito importante para este tipo de cooperação e esta visita ao conselho provincial da juventude do Bengo permitiu perceber em detalhe aquilo que CNJ de Angola faz a nível de outras províncias.
Portugal e Angola têm relações profundas de grande amizade e irmandade que irão continuar e crescer com os jovens que poderão potenciar cada vez mais.

0 comentários:

Enviar um comentário