Saurimo - O rei dos Lunda-Cokwe, Muene Mwatxissengue Watembo,apelou à população, em especial os jovens, a preservar a tradição e a cultura angolana e a acatarem os conselhos dos mais velhos.
O soberano, que se dirigia a juventude académica que participará no CANFEU 2013, na província do Zaire, solicitou o apoio dos professores e encarregados de educação para que a juventude preserve a tradição e cultura angolana.
Mwatxissengue Watembo afirmou ser necessário que os jovens se entreguem ao casamento com o consentimento dos mais velhos e exortou as raparigas a usarem roupas mais decentes, pois estariam a preservar e a respeitar o seu próprio corpo.
De acordo com o coordenador do grupo de jovens académicos que vão representar a província no CANFEU, Octávio Alberto, o objectivo da visita ao soberano serviu para colherem informações sobre a cultura Cokwe.
Os estudantes poderão apresentar-se com uma peça intitulada "Cafundenji", um ritual da tradição Cokwe que preserva a mulher em puberdade, antes de ir para casa do marido, depois de ser noivada.
Farão parte da delegação que vai representar a província da Lunda Sul no CANFEU 2013,na província do Zaire, 40 jovens estudantes universitários.
0 comentários:
Enviar um comentário